Submissão de Trabalhos

Normas para submissão

Você que está interessado em apresentar trabalhos no IX CONGREDUC E I INTERNACIONAL fique de olho às normas de submissão, conforme especificado abaixo.  A submissão é realizada em formulário próprio no link ÁREA DO INSCRITO. Antes é necessário efetuar a inscrição no evento. Cada inscrição dará direito a submeter até dois trabalhos como autor principal. 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos submetidos para apresentação devem referir-se a revisão de literatura, relato de pesquisa, relato de estágio ou extensão e relato de experiência profissional que contribuam para o conhecimento no campo do Desenvolvimento Humano. Deverão ser encaminhados de acordo com as seguintes especificações:

As normas de estilo e formatação dos resumos adotadas para este congresso são da American Psychological Association (APA) – 6ª edição.

1. Eixo temático

2. Título do trabalho.

3. Nomes completos dos autores e coautores, departamento ou laboratório (opcional), nome da instituição, cidade, estado e País.

4. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas e figuras.

5. O texto deve respeitar o número de palavras estabelecido para cada modalidade.

6. Os resumos submetidos devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Devem apresentar explicitamente no método os participantes (quando for o caso), equipamentos, técnicas ou estratégias e procedimentos utilizados. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido. A conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas. O tamanho do resumo deverá de 400 a 500 palavras de acordo com as modalidades do trabalho a ser inscrito, conforme especificado abaixo.

7. Indicar a titulação do autor principal: Graduação – G, Especialista – E, Mestrado – M e Doutorado – D.

8. Três palavras-chave que identifiquem o trabalho.

9. Indicar apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja.

10. No caso de mesas-redondas e simpósios, o proponente deverá encaminhar todos os resumos dos participantes e mais o resumo geral da proposta.


Serão aceitas inscrições de trabalhos nas seguintes categorias: 

  • Comunicações Orais

Trata-se de uma proposta individual de trabalho. Nesta categoria podem propor doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduandos e profissionais. Os trabalhos propostos poderão ser resultados de revisão de literatura, relato de pesquisa, relato de estágio ou extensão e relato de experiência profissional. A apresentação oral terá duração de 20 minutos, agrupadas em 5 apresentações, que serão organizadas em sessões em função das proximidades temáticas. Dentre os apresentadores, haverá um convidado a mediar um período de debate e perguntas ao final das apresentações (20 minutos).

  1. Pôsteres

Refere-se à apresentação gráfica de resultados de revisão de literatura, relato de pesquisa, relato de estágio ou extensão e relato de experiência profissional. A apresentação será realizada também de forma oral em sessão coletiva temática.


Reforçando:

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 

Aspectos gerais: 

No processo de submissão, os(as) autores(as) serão solicitados(as) a explicitar a modalidade de trabalho a que se refere o resumo estendido. Cada autor(a) poderá inscrever, no máximo, 2 (dois) trabalhos sob sua responsabilidade. Como coautor, no entanto, poderá constar em mais trabalhos. O número máximo de coautores irá depender da modalidade de apresentação: a) comunicações orais (4) e pôsteres (até 6). Ou seja, no primeiro caso o número máximo de nomes é 5 (um autor principal e 4 coautores) e no segundo é 5 (um autor principal e 4 coautores). 

  A submissão se dará através de um arquivo contendo: 

  • Para comunicação oral: resumo até 400 palavras.
  • Para pôster: resumo até 400 palavras.

Observação: Uma novidade importante nessa edição do congresso é a possibilidade de submeter resumos, além do português, em inglês. Na hora de submeter o resumo, o autor deverá escolher a língua de escrita.

O resultado quanto à aceitação ou recusa dos trabalhos será disponibilizado no site do evento na área do inscrito. Pequenas modificações e ajustes de forma poderão ser feitas no texto pela Comissão Científica. 

Em função do resultado da avaliação que será realizada por pareceristas, o trabalho inscrito como comunicação oral poderá ser indicado para ser apresentado como pôster e vice-versa. 


SELEÇÃO DOS TRABALHOS

A seleção dos trabalhos inscritos levará em consideração os seguintes critérios: 

  1. Relevância no âmbito do eixo temático escolhido; 
  2. Consistência e atualização das articulações conceituais e teóricas; 
  3. Existência de resultados conclusivos e sua discussão se forem o caso; 
  4. Consistência da proposta de aplicação prática se for o caso; 
  5. Organização, clareza e correção formal do discurso. 
  6. Cumprimento das normas de formatação para envio de proposta.

A apreciação dos resumos, sua aceitação para apresentação e para a publicação nos Anais de Resumos serão feitas por um Conselho Científico constituído pelos membros das Comissões nacional e científica do evento, assim como por pesquisadores atuantes na área. 


 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

PÔSTER

  1. O pôster deverá ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura; 
  2. O autor principal do trabalho deverá permanecer junto ao mesmo, no período estabelecido (programação a ser divulgada no site do evento), conforme o dia de sua apresentação, para responder às questões dos interessados; 
  3. O tamanho da fonte para o título é 70; 
  4. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 44 ou superior; 
  5. Mencionar, abaixo do título e à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es), do(s) orientador(es) e a Instituição de Ensino. 

COMUNICAÇÃO ORAL

As sessões de comunicação oral serão agrupadas conforme a proximidade de temas. Cada participante terá 20 minutos para a sua apresentação, podendo contar com a projeção de slides. Após a apresentação, haverá um tempo de 5 minutos para perguntas/debates.   

Os(as) participantes desta modalidade deverão trazer sua apresentação (versão compatível ao PowerPoint ou em PDF em slides) em pendrive e entregá-la previamente ao monitor da sala, que será responsável pela organização da sessão. Haverá, na sala, um computador com data show para a projeção de slides. Recomenda-se 30 minutos de antecedência para ajustes de projeção.